Secretaria Municipal de Saúde alerta para o aumento dos casos de bronquiolite em bebês e crianças em Linhares – Prefeitura Municipal de Linhares

Segundo a Secretaria de Saúde, aumento é esperado após início das aulas, períodos festivos como Carnaval e o início do outono

Neste ano, na Unidade de Pronto-atendimento (UPA) Infantil 24 horas, no bairro Shell, já foram registrados 154 casos confirmados de bronquiolite. No mesmo período do ano passado, em 2024, ocorreram 119 casos. Foto: Secom/Felipe Reis.

A secretaria municipal de Saúde de Linhares alerta a população que reforce os cuidados para evitar o aumento de doenças respiratórias. A pasta explica que já era previsto o crescimento do número de casos em bebês e crianças, neste período sazonal, após o início das aulas, do Carnaval e do início do outono.

Neste ano, na Unidade de Pronto-atendimento (UPA) Infantil 24 horas, no bairro Shell, já foram registrados 154 casos confirmados de bronquiolite. No mesmo período do ano passado, em 2024, ocorreram 119 casos.

A bronquiolite é uma infecção viral que atinge o trato respiratório inferior, afetando, principalmente, crianças menores de 2 anos. A doença pode ser causada por vírus respiratórios, sendo o principal o Vírus Sincicial Respiratório (VSR).

“O público infantil requer uma atenção especial, com relação ao aumento de casos de bronquiolite nesta época do ano. E como esperado, pela história da doença, esses casos são em sua maioria, em crianças menores de dois anos de idade. Por isso reforçamos a importância dos cuidados. Os pais devem observar os sinais, se a criança está apresentando cansaço ou dificuldades em respirar”, alertou a médica pediatra da UPA Infantil de Linhares, Doutora Maiara Capila.

Para evitar a contaminação e o agravamento da doença, o médico lembra aos pais e responsáveis que devem manter atualizada a caderneta de vacinação dos bebês e das crianças, reforçando a importância da prevenção com a imunização contra a gripe, por exemplo.

Sintomas – Coriza, tosse leve e, por vezes, febre. Esses são os sintomas da maioria das crianças infectadas pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR), um dos maiores causadores de infecções respiratórias em recém-nascidos e crianças pequenas, sobretudo bebês, entre elas a bronquiolite.

Ele é um dos vilões causadores de muita dor de cabeça e correria para pais que lidam com os cuidados e tratamento das crianças.

“A maioria das crianças infectadas tem apenas sintomas leves, geralmente semelhantes aos de um resfriado comum, mas em menores de 2 anos a infecção pode evoluir para casos mais graves e ser responsável por até 75% das bronquiolites e 40% das pneumonias”, explicou a médica pediatra.

Notícias Relacionadas