
Foto: Divulgação/PMCI
Nesta terça-feira (9), a Secretaria Municipal de Cidadania, Trabalho e Direitos Humanos (Semcit) promove uma formação voltada para os conselheiros e conselheiras do Conselho Municipal de Juventude (CMJ) de Cachoeiro de Itapemirim. A iniciativa tem como objetivo principal fortalecer a atuação do CMJ no acompanhamento e na formulação de políticas públicas voltadas à juventude do município.
A capacitação será dedicada ao desenvolvimento de habilidades estratégicas dos conselheiros, abordando temas fundamentais como gestão pública, participação social, direitos humanos e articulação política. Também será trabalhado o papel dos conselhos na democracia participativa, com foco na juventude como agente de transformação social.
“A formação é essencial para o fortalecimento do CMJ, garantindo que seus membros tenham as ferramentas necessárias para atuar de forma qualificada na defesa dos direitos da juventude. Principalmente, na proposição de ações, que atendam as reais demandas da população jovem do município, voltadas em especial, aos de classe mais pobre, pretos, pardos e quilombolas”, disse o secretário municipal de Cidadania, Trabalho e Direitos Humanos, Parraro Scherrer.
Entre os temas abordados durante o encontro, estão:
• O papel dos conselhos na construção de políticas públicas
• Juventude e direitos humanos
• Liderança, comunicação e escuta ativa
• Ferramentas de mobilização e participação social
A formação é destinada aos conselheiros titulares e suplentes do CMJ, com o intuito de prepará-los para os desafios da gestão participativa e do controle social. A expectativa é de que o encontro também fortaleça os vínculos entre os representantes da juventude e o poder público, ampliando o diálogo e a colaboração em prol do bem viver das juventudes cachoeirenses.