Seminário fortalece rede de proteção à infância e adolescência em Cachoeiro

O seminário teve o objetivo de fomentar o debate e a construção de soluções voltadas à garantia dos direitos de crianças e adolescentes.
Foto: Divulgação/PMCI

A Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), participou na tarde da última sexta-feira (11) do seminário “Realidade, Inovação e Perspectivas para a Política de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente”, realizado no Palácio Bernardino Monteiro.

O evento foi promovido pelo Instituto de Empreendedores e Gestores Sociais (IEGS), em parceria com a Semdes, e teve como objetivo fomentar o debate e a construção de soluções voltadas à garantia dos direitos de crianças e adolescentes.

Com a presença de diretores, colaboradores, conselheiros e gestores de instituições beneficentes, além de agentes e gestores públicos, conselheiros tutelares e membros dos conselhos de direitos da criança e do adolescente, o seminário promoveu um espaço de diálogo qualificado e de troca de experiências sobre os desafios enfrentados nessa área tão sensível e fundamental para o futuro da sociedade.

Para a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Norma Ayub, o evento representa um avanço nas articulações entre o poder público e a sociedade civil, contribuindo para o fortalecimento de redes de proteção social.

“É por meio do diálogo e da construção coletiva que conseguimos fortalecer as políticas públicas e garantir os direitos das nossas crianças e adolescentes. Iniciativas como essa são fundamentais para ampliar o olhar, trazer inovações e pensar o futuro com responsabilidade e sensibilidade”, destacou a secretária.

A importância desse tipo de evento vai além do momento de discussão: trata-se de uma estratégia essencial para alinhar práticas, ouvir diferentes atores sociais e implementar políticas públicas mais eficazes, humanizadas e alinhadas às reais necessidades da infância e adolescência.

Além disso, encontros como este ajudam a dar visibilidade às ações de proteção e garantias de direitos já existentes no município, permitindo que boas práticas sejam compartilhadas e aprimoradas.

Outro ponto de destaque é a promoção de uma cultura de responsabilidade coletiva, onde família, Estado e sociedade civil compartilham o dever de assegurar às crianças e adolescentes direitos fundamentais como educação, saúde, proteção contra violências, participação social e acesso a oportunidades de desenvolvimento.

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim reafirma seu compromisso com a construção de políticas públicas inclusivas, eficazes e transformadoras, que assegurem o bem-estar e o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes. A administração municipal continuará promovendo e apoiando eventos e iniciativas que fortaleçam a rede de proteção social, com foco em um futuro mais justo e promissor para as novas gerações.

Notícias Relacionadas

Domingo de Páscoa no Brasil

Domingo de Páscoa no Brasil: um dia de fé, união e sabor Neste domingo, 20 de abril de 2025, o Brasil celebra o Domingo de