Pela primeira vez, o Espírito Santo participa da campanha nacional #CirculeUmLivro, e o Sindirochas está engajado ativamente nessa iniciativa de incentivo à leitura, à cultura e à sustentabilidade. Como entidade apoiadora, o sindicato patronal vem promovendo a campanha entre seus associados, incentivando a doação de livros e reforçando o compromisso do setor com ações de impacto social. A arrecadação vai até o dia 18 de abril, com pontos de coleta em todo o Estado — incluindo a sede do Sindirochas e a Rochativa, em Cachoeiro de Itapemirim.
A campanha, realizada pela Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) e pela Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf), tem como objetivo estimular a circulação gratuita de livros e o hábito da leitura, por meio da economia circular do papel. Podem ser doados títulos infantojuvenis, de literatura brasileira e clássicos. Livros didáticos ou de cunho político, religioso ou sexual não serão aceitos.
Para o presidente do Sindirochas, Ed Martins, apoiar o projeto é uma forma de contribuir com o acesso à leitura e ao conhecimento.
“O Sindirochas está de portas abertas para iniciativas que promovam cultura e responsabilidade social. O livro é um agente transformador, e essa campanha reforça a importância de compartilharmos o que temos de valioso. Convidamos nossos associados a se engajarem e fazerem parte desse movimento”, afirmou.
A ação também integra a comemoração ao Dia Mundial do Livro, celebrado em 23 de abril, e contará com uma etapa de troca de livros em alguns pontos do Estado, de 22 a 28 de abril. Em Cachoeiro de Itapemirim, no entanto, as trocas poderão ser feitas de 22 a 24 de abril, no Shopping Sul.
A iniciativa no Espírito Santo é uma realização conjunta do Siges, Sindipacel, Sindimol, Sindirochas, Sindiquímicos, Sinrecicle e Rochativa, com apoio do Sesi ES, Senai ES, Centrorochas, entre outros parceiros institucionais.
Doe um livro. Compartilhe histórias. Incentive a leitura.
A lista completa dos pontos de arrecadação está disponível em: iba.org/circuleumlivro