Vitória apresenta documentário sobre saúde mental – Prefeitura de Vitória

Léo Duarte

Vitória apresenta documentário “A importância das oficinas terapêuticas no CAPS AD III
Apresentação do documentário “A importância das oficinas terapêuticas no CAPS AD III”.

Léo Duarte

Orquestra Som das Caieiras encantou o público tocando clássicos do choro e do congo capixaba
A orquestra Som das Caieiras encantou o público tocando clássicos do choro e do congo capixaba.

Uma tarde para celebrar a humanização, a inclusão, a arte e a qualidade no atendimento a pacientes com sofrimentos psíquicos decorrentes do uso abusivo de álcool e outras drogas. Assim foi cerimônia que apresentou, no auditório da Prefeitura de Vitória, na última sexta-feira (25), o documentário “A importância das oficinas terapêuticas no Caps AD III de Vitória”.

A solenidade contou com a presença da secretária de Saúde de Vitória, Magda Lamborghini, do secretário de Cultura de Vitória, Edu Henning, do subsecretário de Estado de Políticas sobre Drogas, Carlos Lopes, representantes do Conselho Regional de Enfermagem, da Galeria Homero Massena e do Conselho Municipal de Saúde de Vitória.

Na ocasião, Magda Lamborghini agradeceu à equipe que atua na Rede de Atenção Psicossocial de Vitória pelo empenho em realizar um serviço de qualidade para tantas pessoas e famílias. “Estamos aqui hoje para celebrar o trabalho desenvolvido no Caps AD III, sempre pautado no respeito às singularidades de cada indivíduo, valorizando a história e a cultura de cada um e também da nossa cidade. É uma honra para mim dar continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido e reconhecer a importância desse serviço para nossa sociedade e para o nosso município”.

A diretora do Caps AD III, Elaine Freitas, foi quem fez a apresentação do documentário. “Nós acreditamos, e o documentário traz essas evidências, de que somente com esses ajuntamentos de pessoas, instituições, representações e sociedade civil organizada, podemos alcançar melhorias no âmbito da saúde física e mental, especialmente quando relacionadas ao álcool e outras drogas”.

Marcos Antonio Cardoso, membro do Conselho Local do Caps AD , participou do documentário e fez questão de prestigiar a sua apresentação. “Cada funcionário que trabalha no Caps AD faz dele um lugar muito importante, não apenas os profissionais das oficinas, psicólogos, médicos e enfermeiros, mas também o segurança, a recepcionista… Cada profissional que atua lá engrandece o Caps”, declarou.

Jonathan dos Santos, 35 anos, morador de Santa Lúcia, se mostrou muito bem impressionado com a qualidade dos serviços ofertados no espaço. “Eu não frequento o Caps AD, sou assistido no CAAD (Centro de Acolhimento e Atenção Integral sobre Drogas) e fiquei admirado em saber sobre tantas oficinas ofertadas. É muito bom conhecer um serviço que ajuda muito as pessoas, principalmente as que estão com problemas de vício, dependência do alcoolismo ou qualquer outra droga” afirmou.

Documentário

O documentário tem duração de aproximadamente 26 minutos e traz depoimentos e relatos de profissionais e munícipes que participavam das várias oficinas realizadas pelo equipamento, destacando a importância dessas oficinas terapêuticas como propostas de cuidado dentro de um Centro de Atenção Psicossocial. No Caps AD III de Vitória são ofertadas diversas oficinas terapêuticas, utilizando desde literatura, jornais, até arteterapia, chás a partir de uma horta terapêutica e visitações a espaços culturais da cidade

Caps AD

O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (Caps AD) é um serviço de atendimento diário a pacientes adultos com transtornos causados por álcool e outras drogas. Possui uma equipe formada por médico psiquiatra, médico clínico, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, terapeuta ocupacional, técnico esportivo, musicoterapeuta e arteterapeuta. Desenvolve ações de visita/atendimento domiciliar, oficinas terapêuticas e de geração de renda, atendimentos em grupos ou individuais e atendimentos aos familiares.

Os principais objetivos do Caps são o tratamento, reabilitação, e reinserção social , dos pacientes com transtornos mentais severos e persistentes decorrentes do uso de substâncias psicoativas.

O Caps AD está localizado no bairro Ilha de Santa Maria e atende pessoas que o buscam diretamente ou após serem encaminhadas, referenciadas pela equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS).

Léo Duarte

Orquestra Som das Caieiras encantou o público tocando clássicos do choro e do congo capixaba
A orquestra Som das Caieiras encantou o público tocando clássicos do choro e do congo capixaba.

Léo Duarte

Vitória apresenta documentário “A importância das oficinas terapêuticas no CAPS AD III
Apresentação do documentário “A importância das oficinas terapêuticas no CAPS AD III”.

Notícias Relacionadas