Vitória da saúde! PMV lança Linha de Cuidado Materno-Infantil

 

O Seminário de Lançamento da Linha de Cuidado Materno Infantil de Vitória lotou o auditório da PMV, na tarde desta quarta-feira (21). Realizado pela a Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria de Saúde (Semus), o evento apresentou a Linha de Cuidado Materno-Infantil do município, promovendo a sensibilização, o alinhamento técnico e o fortalecimento das práticas intersetoriais voltadas à atenção integral à saúde de gestantes, puérperas, recém-nascidos e crianças até dois anos de idade.

O seminário também fomenta a ampliação do entendimento sobre os fluxos, responsabilidades e estratégias de cuidado, além de incentivar o compromisso coletivo com a qualificação da rede de atenção à saúde materno-infantil, com base nos princípios da equidade, humanização e continuidade do cuidado.

Na solenidade, o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, destacou a importância das políticas públicas para levar efetivamente mais direitos e cidadania às pessoas e às suas famílias “O papel do poder público é educar, conscientizar e cuidar, levar as políticas públicas às pessoas que mais precisam, por meio de um trabalho transversal da educação, da assistência, da saúde. Com a dedicação e o empenho de vocês, que estão no dia a dia com as pessoas, concretizando as políticas públicas, produziremos excelentes frutos para essas pessoas e para toda a sociedade”.

Leonardo Silveira

Seminário de Apresentação da Linha de Cuidado Materno-Infantil
Seminário de Apresentação da Linha de Cuidado Materno Infantil de Vitória (ampliar)

A secretária de Saúde de Vitória, Magda Lamborghini, ressaltou a importância da Atenção Primária em Saúde na prevenção e promoção da saúde como, por exemplo, no enfrentamento da mortalidade infantil. “Infelizmente, casos de mortalidade infantil ainda acontecem em todo o Brasil, inclusive em nosso Estado e em nossa cidade. Vitória é a capital com o melhor acesso à saúde, mas queremos melhorar alguns indicadores, especialmente os relacionados à saúde materno-infantil. Esse ano queremos fortalecer a atenção primária em Vitória, entregar um serviço com ainda mais qualidade e acolhimento”.

O Seminário contou ainda com a presença da secretária de Assistência Social, Soraya Mannato, da subsecretária de Atenção à Saúde, Patrícia Vedova, e da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e dos Adolescentes (Concav), Luciene Ottaiano, além de representantes do Conselho Municipal de Saúde de Vitória.

Leonardo Silveira

Servidora da Cultura, Lilian Menenguci, conta a história do seu livro
A servidora da Secretaria Municipal de Cultura e escritora de livros infantis, Lilian Menenguci, contou, de forma lúdica, a história do seu livro “Os medos de Lili”. (ampliar)

Apresentações

O evento contou com uma mesa-redonda, mediada pela enfermeira Camila Rangel, com as seguintes apresentações:

Tema 1 _ “O papel da Atenção Primária na Assistência Materno-Infantil”, explicado pela coordenadora de Atenção Básica da Saúde de Vitória, Solange De Bortoli Neves;

Tema 2 _ “Captação precoce e seguimento de gestantes de risco” com a médica ginecologista Fabiana Fafá

Tema 3 _ “A importância do Cuidado Integral para o desenvolvimento na primeira infância” com a médica de Saúde da Família e Comunidade, Aline Muzi.

A apresentação da Linha de Cuidado Materno-Infantil ficou a cargo da enfermeira Samara Freitas que detalhou o funcionamento da rede de saúde para atender gestantes de baixo e alto risco, e crianças de zero até dois anos.

Seminário de Apresentação da Linha de Cuidado Materno Infantil de Vitória

Notícias Relacionadas