Vitória formaliza adesão ao programa nacional Município Mais Seguro – Prefeitura de Vitória

Vitória formaliza adesão ao programa nacional Município Mais Seguro


Marcos Salles

Vitória formaliza adesão ao programa nacional Município Mais Seguro
Capital capixaba formaliza adesão ao programa nacional “Município Mais Seguro”.

Marcos Salles

Vitória formaliza adesão ao programa nacional Município Mais Seguro

Capital capixaba formaliza adesão ao programa nacional “Município Mais Seguro”.

Vitória agora integra o programa nacional “Município Mais Seguro”, iniciativa da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), que tem como objetivo fortalecer a segurança pública municipal e valorizar as Guardas Municipais como integrantes do Sistema Único de Segurança Pública (Susp).

O programa prevê investimentos em equipamentos de menor potencial ofensivo, viaturas, bases móveis, assistência técnica e capacitações para as guardas municipais, com recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP).

A solenidade de adesão foi realizada nesta sexta-feira (26), em Goiabeiras, e contou com a presença de representantes do Governo Federal. A iniciativa busca ampliar a capacidade dos municípios no planejamento e na gestão da segurança pública, além de apoiar ações de prevenção e enfrentamento à criminalidade, especialmente em territórios mais vulneráveis. Durante a pactuação, também foram entregues 480 espargidores (gás lacrimogêneo), no valor de R$49.454,40.

Entre os presentes, estava o diretor do Sistema Único de Segurança Pública (Susp), João Alberto Nogueira Júnior, que afirmou que, além de investimentos na estrutura das guardas municipais, o programa foca na valorização dos profissionais. “São ações estruturantes que também olham para a formação de cada integrante das guardas municipais. São profissionais da segurança pública que devem ser tratados como tal, com atenção à saúde mental e física e ao aperfeiçoamento constante. É a valorização desses profissionais e a construção de soluções duradouras e efetivas para os desafios da segurança pública”, destacou.

Resultados

Em Vitória, a Guarda Municipal já começou a colher os resultados do programa. A corporação recebeu três capacitações: o Curso de Operador de Polícia Comunitária Aplicada, o Curso para Atuação nas Patrulhas Maria da Penha e o Curso Nacional de Operador de Uso Diferenciado da Força. A expectativa é que a corporação seja contemplada também com novas viaturas e uma base móvel.

O secretário municipal de Segurança Urbana, Amarílio Boni, destacou que o principal diferencial das guardas municipais é a proximidade com a população e que o programa fortalece uma política pública que já vem sendo desenvolvida na capital. “Os municípios têm um grande patrimônio, que é estar próximo da comunidade, ouvir seus anseios e compreender suas necessidades. Essa é a essência da Guarda Municipal: atuar ao lado da população e desenvolver um trabalho preventivo. Com capacitação, investimentos e integração, reforçamos o papel das guardas na construção de cidades mais seguras. Vitória já investe em inteligência, tecnologia e qualificação, e o Município Mais Seguro amplia nossa capacidade de atuação e de proteção da população”, afirmou.

A comandante da Guarda de Vitória, Fabiana Gonçalves, ressaltou que a adesão ao programa representa o reconhecimento do processo contínuo de modernização da corporação. “A Guarda de Vitória vem passando por um processo permanente de qualificação, modernização e aperfeiçoamento dos serviços prestados à população. Atender aos critérios estabelecidos pela Senasp demonstra o comprometimento dos nossos servidores e a seriedade do trabalho desenvolvido para oferecer uma atuação cada vez mais técnica, segura e humanizada”, destacou.

Também presente à solenidade o secretário de Governo de Vitória, Luciano Forrechi, que ressaltou que a integração entre os entes federativos é essencial para enfrentar os desafios da segurança pública. “A Guarda Municipal é formada por homens e mulheres que desempenham um papel fundamental para a sociedade. Sabemos que ainda existem desafios, mas também é preciso reconhecer os avanços conquistados diariamente. A segurança pública não respeita limites geográficos, por isso fortalecer parcerias entre União, Estado e municípios é indispensável para alcançarmos resultados cada vez melhores”, afirmou.

Marcos Salles

Vitória formaliza adesão ao programa nacional Município Mais Seguro

Capital capixaba formaliza adesão ao programa nacional “Município Mais Seguro”.

Marcos Salles

Vitória formaliza adesão ao programa nacional Município Mais Seguro
Capital capixaba formaliza adesão ao programa nacional “Município Mais Seguro”.

Notícias Relacionadas