Vitória formaliza adesão ao programa nacional Município Mais Seguro
Marcos Salles
Marcos Salles
Capital capixaba formaliza adesão ao programa nacional “Município Mais Seguro”.
Vitória agora integra o programa nacional “Município Mais Seguro”, iniciativa da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), que tem como objetivo fortalecer a segurança pública municipal e valorizar as Guardas Municipais como integrantes do Sistema Único de Segurança Pública (Susp).
O programa prevê investimentos em equipamentos de menor potencial ofensivo, viaturas, bases móveis, assistência técnica e capacitações para as guardas municipais, com recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP).
A solenidade de adesão foi realizada nesta sexta-feira (26), em Goiabeiras, e contou com a presença de representantes do Governo Federal. A iniciativa busca ampliar a capacidade dos municípios no planejamento e na gestão da segurança pública, além de apoiar ações de prevenção e enfrentamento à criminalidade, especialmente em territórios mais vulneráveis. Durante a pactuação, também foram entregues 480 espargidores (gás lacrimogêneo), no valor de R$49.454,40.
Entre os presentes, estava o diretor do Sistema Único de Segurança Pública (Susp), João Alberto Nogueira Júnior, que afirmou que, além de investimentos na estrutura das guardas municipais, o programa foca na valorização dos profissionais. “São ações estruturantes que também olham para a formação de cada integrante das guardas municipais. São profissionais da segurança pública que devem ser tratados como tal, com atenção à saúde mental e física e ao aperfeiçoamento constante. É a valorização desses profissionais e a construção de soluções duradouras e efetivas para os desafios da segurança pública”, destacou.
Resultados
Em Vitória, a Guarda Municipal já começou a colher os resultados do programa. A corporação recebeu três capacitações: o Curso de Operador de Polícia Comunitária Aplicada, o Curso para Atuação nas Patrulhas Maria da Penha e o Curso Nacional de Operador de Uso Diferenciado da Força. A expectativa é que a corporação seja contemplada também com novas viaturas e uma base móvel.
O secretário municipal de Segurança Urbana, Amarílio Boni, destacou que o principal diferencial das guardas municipais é a proximidade com a população e que o programa fortalece uma política pública que já vem sendo desenvolvida na capital. “Os municípios têm um grande patrimônio, que é estar próximo da comunidade, ouvir seus anseios e compreender suas necessidades. Essa é a essência da Guarda Municipal: atuar ao lado da população e desenvolver um trabalho preventivo. Com capacitação, investimentos e integração, reforçamos o papel das guardas na construção de cidades mais seguras. Vitória já investe em inteligência, tecnologia e qualificação, e o Município Mais Seguro amplia nossa capacidade de atuação e de proteção da população”, afirmou.
A comandante da Guarda de Vitória, Fabiana Gonçalves, ressaltou que a adesão ao programa representa o reconhecimento do processo contínuo de modernização da corporação. “A Guarda de Vitória vem passando por um processo permanente de qualificação, modernização e aperfeiçoamento dos serviços prestados à população. Atender aos critérios estabelecidos pela Senasp demonstra o comprometimento dos nossos servidores e a seriedade do trabalho desenvolvido para oferecer uma atuação cada vez mais técnica, segura e humanizada”, destacou.
Também presente à solenidade o secretário de Governo de Vitória, Luciano Forrechi, que ressaltou que a integração entre os entes federativos é essencial para enfrentar os desafios da segurança pública. “A Guarda Municipal é formada por homens e mulheres que desempenham um papel fundamental para a sociedade. Sabemos que ainda existem desafios, mas também é preciso reconhecer os avanços conquistados diariamente. A segurança pública não respeita limites geográficos, por isso fortalecer parcerias entre União, Estado e municípios é indispensável para alcançarmos resultados cada vez melhores”, afirmou.
Marcos Salles
Capital capixaba formaliza adesão ao programa nacional “Município Mais Seguro”.
Marcos Salles






