A capital.capixaba reafirmou seu protagonismo na construção e fortalecimento das políticas culturais do Espírito Santo. Na tarde da última quinta-feira (22), a PMV, por meio da Secretaria de Cultura (Semc), promoveu uma reunião online com o diretor de Cultura do município de Bom Jesus do Norte, Pedro Boechat, para trocar experiências e aprofundar o debate sobre políticas culturais estruturantes.
O encontro, solicitado pelo município do sul do estado, possibilitou um intercâmbio rico e produtivo entre os gestores culturais, destacando a importância da cooperação entre as cidades para a manutenção e implantação de ações culturais que atendam às especificidades e necessidades de cada região.
Os municípios puderam conhecer e trocar conhecimentos sobre as particularidades artísticas e culturais de cada localidade que vêm sendo desenvolvidas, evidenciando a diversidade e a riqueza do cenário cultural capixaba.
Com essa atuação, a Semc reforça seu empenho com o desenvolvimento e a valorização da cultura, atuando como um elo fundamental na construção de políticas públicas que fomentem a multiplicidade cultural e o consequente fortalecimento dos artistas e produtores locais.
Representando a Cultura de Vitória, participaram do encontro o subsecretário da pasta, Thiago Pereira da Conceição, o assessor adjunto Alison Costa Joaquim, a presidente da Comissão de Habilitação da Lei Rubem Braga, Katyusca e Silva do Amaral Mozzer, e a gerente do Projeto Cultural Rubem Braga, Wanya Mayhé.
“Essa reunião é um passo importante para criarmos pontes entre os municípios para a promoção de políticas públicas para a cultura do Estado”, destacou Pedro Boechat, reforçando a relevância dessa aproximação entre as cidades.
O produtivo diálogo foi um desdobramento direto do “2º Encontro de Gestores Municipais de Cultura”, realizado no último dia 13, evento promovido pelo Fórum de Gestores e Dirigentes Municipais de Cultura do Espírito Santo (FORCULT-ES), em parceria com a Prefeitura Municipal de Vitória (PMV), por meio do Fundo Municipal de Cultura (FunCultura). O Encontro incentivou os municípios a fortalecerem suas ações culturais por meio da troca de conhecimento e da articulação conjunta.