Vitória intensifica ações para fortalecer a saúde e segurança dos trabalhadores – Prefeitura de Vitória

Leonardo Silveira

Seminário Abril Verde - Saúde Mental e Assistência ao Trabalhador

Em alusão ao Abril Verde, campanha de conscientização e prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Vitória promoverá e participará de uma série de ações para fortalecer a rede de atenção à saúde do trabalhador, e ampliar o debate sobre saúde, segurança e qualidade de vida no ambiente de trabalho.

No Brasil, segundo dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, que consideram apenas registros envolvendo pessoas com carteira assinada, em 2021 foram registradas 612.920 notificações de acidentes e 1.866 mortes. Tendo em vista essa realidade enfrentada pelos trabalhadores brasileiros, a coordenadora do Cerest Municipal de Vitória, Diandra Araújo Antunes Carvalho, fala sobre a importância do Abril Verde e das ações realizadas.

“O Abril Verde é um momento fundamental para reforçarmos a importância da prevenção de acidentes de trabalho e das doenças ocupacionais. Nosso foco está na qualificação dos fluxos de notificação, na promoção da saúde em diferentes ambientes laborais e na ampliação do debate sobre temas urgentes. Seguimos comprometidos em construir espaços de trabalho mais seguros e saudáveis, e convidamos todos a participarem dessa agenda, contribuindo para fortalecer essa pauta tão essencial.

Por isso, o Cerest preparou uma programação com diversas atividades estratégicas voltadas para diferentes públicos, desde profissionais da saúde até trabalhadores expostos a riscos ocupacionais. “Dessa forma, o Cerest Municipal de Vitória reafirma seu compromisso com a proteção, promoção e cuidado com a saúde dos trabalhadores, fortalecendo as redes de atenção e prevenção”, afirma Diandra.

Confira a programação:

Dia 08/04 – Terça-feira

Participação no Colegiado Regional de Saúde da região Continental de Vitória para abordar o referenciamento de pacientes com suspeita de doença relacionada ao trabalho, reforço da importância da notificação das Doenças e Agravos Relacionados ao Trabalho (DARTs) para fins epidemiológicos e análise situacional do território, como quais os ramos de atividade dos trabalhadores atendidos e como abordar os principais riscos ocupacionais

Dias 09, 16 e 23/04 – Quartas-feiras 

Webnário promovido pela Sesa com discussões sobre temas essenciais em Saúde do Trabalhador, com especialistas da área.

Dia 11/04 – Sexta-feira 

Local: Centro de Referencia IST/AIDS de Vitória

Monitoramento do agravo por Acidente de trabalho com exposição a material biológico junto às equipes do Centro de Referência em Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) para alinhamento do fluxo de notificação, acompanhamento e importância da vigilância desses casos, tanto entre trabalhadores do SUS quanto entre usuários do serviço.

Dias 22 a 25/04

Ação Saúde do Trabalhador – Cuide de Você, cuide da Cidade – Ação educativa junto aos trabalhadores de limpeza urbana e jardinagem que prestam serviço ao município. Em parceria com a Central de Serviços e Unidades Básicas de Saúde.

23 e 24/04

Local: Escola Técnica do SUS de Vitória (ETSUS Vitória)

Oficinas sobre Violência no Trabalho e Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho-  para profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Vitória

30/04 – Quarta-feira

Local: Auditório do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-17), Enseada do Suá

III Simpósio Abril Verde

Tema: Mudanças Climáticas e seus impactos no ambiente de trabalho, com foco no Trabalhador Rural – Reflexões sobre os desafios enfrentados por essa categoria e estratégias para mitigação dos riscos.

Notícias Relacionadas