Para celebrar Dia Mundial da Saúde, comemorado no 07 a abril, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) institui a Semana Nacional da Saúde que teve início nesta segunda-feira (7) e segue até a próxima sexta-feira (11). Instituído por meio da Resolução CNJ nº 576/2024, o evento é coordenado pelo Fórum Nacional do Judiciário para a Saúde (Fonajus), com o objetivo de promover a integração entre os Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo, com o apoio de instituições públicas e privadas da área da saúde.
Representando a capital, a Secretaria de Saúde de Vitória (Semus) participou da primeira edição da Semana Nacional da Saúde, que ocorreu de forma remota. Durante o evento, Magda Lamborghini proferiu a palestra “Saúde Conectada: O papel da tecnologia na melhoria da gestão pública em Saúde”, e qual destacou as principais inovações tecnológicas aplicadas à saúde pública.
Segundo Magda, em um mundo cada vez mais conectado, a tecnologia desempenha papel fundamental na transformação da gestão da saúde pública. Ela lembrou que em Vitória a gestão busca incorporar as inovações tecnológicas não apenas como uma tendência, mas como uma ferramenta essencial para melhorar a qualidade do atendimento e a eficiência na gestão dos serviços de saúde. Como exemplo, citou a implementação de sistemas como o Painel de Medicamentos, que permite à população consultar os estoques de medicamentos em tempo real, e o FacilitaVix, com seus totens de autoatendimento, que facilitam o agendamento de consultas e exames, como iniciativas que tornam a saúde mais acessível e prática.
“Além disso, o uso de drones para monitoramento e eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti e a utilização de dispositivos móveis pelos nossos agentes de saúde são exemplos claros de como a tecnologia pode ser uma aliada no enfrentamento de desafios complexos. A tecnologia estreita o relacionamento com a população, aumentando a transparência e a confiança nos serviços públicos. Ela permite que cada cidadão tenha mais controle sobre sua saúde e mais acesso aos serviços que precisa”, completou a secretária.
Foto Divulgação
Especialidades
O município também tem ampliado o acesso a serviços de média e alta complexidade. “Nos últimos quatro anos, realizamos 1,5 milhão de procedimentos especializados, e a previsão para os próximos quatro anos é de 3 milhões. Atualmente, mais de 90% das consultas e exames especializados são agendados em menos de 100 dias, conforme o Enunciado 93 do Conselho Nacional de Justiça. Isso resultou na eliminação de filas em serviços como tomografia, mamografia, ressonância magnética e fisioterapia”, destacou Magda Lamborghini.
Uma outra inovação importante foi o programa “Saúde Tá On”, que permite aos pacientes escolherem o melhor dia e horário para seus agendamentos, recebendo a confirmação via WhatsApp. “O ‘Saúde Tá On’ demonstra como a tecnologia pode aumentar a conveniência para o paciente e otimizar o processo de agendamento, reduzindo a burocracia e aumentando a satisfação do usuário. Com esse modelo, conseguimos atingir um índice de absenteísmo de 10,91%, o menor dos últimos quatro anos”, afirmou a secretária.
Por fim, uma iniciativa que contribuiu para a redução da judicialização foi a criação do Programa de Dispensação de Fraldas. Destinado a moradores de todas as idades e com baixa renda, que necessitam de fraldas devido a agravos de saúde, o programa garante o fornecimento contínuo desses itens essenciais, com entrega nas casas dos beneficiários, por meio de uma parceria com os Correios.