Vitória – 440 atendimentos especializados neste sábado (26)

 

Mutirão Santa Casa
Lorenzo Pazolini e Magda Lamborghini falam sobre o mutirão (ampliar)

Para agilizar o acesso a consultas e exames e reduzir o tempo de espera dos moradores da capital, a Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), promoveu, neste sábado (26), a partir das 8h, um mutirão de saúde com 440 procedimentos em diversas especialidades.

“Hoje realizamos 440 atendimentos — inclusive cirurgias em um feriado prolongado. Isso mostra nosso compromisso de oferecer saúde com qualidade, empatia e amor pelo nosso povo. Saúde não espera”, enfatizou o prefeito Lorenzo Pazolini.

Os pacientes, previamente agendados pela Central de Regulação com base em critérios de prioridade clínica, foram atendidos em sete unidades parceiras: Santa Casa de Vitória, Polimedvix, Multiscan, Clínica Santi, Multimagem, Sonorad e Centro Municipal de Especialidades.

Durante o mutirão, a munícipe Márcia Souza celebrou a agilidade do serviço: “Vim fazer uma ultrassonografia e aguardei apenas 15 dias. Frequento esta unidade há anos — faço hemogramas todo ano — e sempre recebo atendimento atencioso. Também uso o posto de saúde de Jardim Camburi, onde fui atendida com prioridade em uma crise alérgica. Minha família depende desses serviços. Sem plano de saúde, só posso contar com o que a Prefeitura oferece, e estou muito satisfeita.”

Já Andresina Pereira destacou a fluidez das marcações: “Esperei menos de dois meses para este exame ginecológico. Sou atendida há anos na Unidade de Saúde do Bonfim e sempre consigo marcar consultas rápido, especialmente dentista. Ter acesso ágil a oftalmologia e às demais especialidades faz toda a diferença.”

O mutirão incluiu exames de ressonância magnética, tomografia computadorizada, ultrassonografia, endoscopia e colonoscopia, além de cirurgias de vasectomia e consultas em oftalmologia (adulto e infantil).

“A nossa prioridade é cuidar das pessoas e ampliar cada vez mais o acesso aos serviços de saúde no município. Queremos dar celeridade aos atendimentos e garantir mais dignidade e qualidade de vida para a população”, destacou a secretária de Saúde, Magda Lamborghini.

Mais acesso, menos espera

Nos últimos quatro anos, a Prefeitura de Vitória ofertou 1,5 milhão de procedimentos especializados, incluindo exames de alta complexidade, como ressonância magnética, tomografia computadorizada e densitometria óssea. Hoje, mais de 90% das consultas e exames são agendados em até 100 dias, conforme o Enunciado 93 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A meta para os próximos quatro anos é ambiciosa: oferecer 3 milhões de procedimentos especializados — o dobro do período anterior. Já não há fila de espera para mamografia, fisioterapia, tomografia nem atendimento com otorrinolaringologista.

Olhar Vitória: cuidado que transforma

O programa “Olhar Vitória” realizou exames de vista em todos os estudantes da rede municipal. Quem precisou de correção visual recebeu óculos gratuitos, promovendo bem-estar e melhor desempenho escolar.

Consultas e exames especializados

Com investimentos na ampliação de consultas e exames especializados, inclusão de tecnologias, valorização dos profissionais e modernização das unidades, a capital ofertou mais de 1,5 milhão de procedimentos em quatro anos, reduzindo em 70% as filas de espera e garantindo agendamento de 90% dos serviços em até 100 dias.

Programas como o “Saúde Tá On”, o Ambulatório da Dor Crônica, o Painel de Medicamentos e o FacilitaVix, além do uso de tablets e drones para fiscalização e combate ao Aedes aegypti, colocam Vitória na vanguarda da inovação em saúde pública.

Léo Duarte

Mutirão Santa Casa
Marcia Souza aguardando pela realização do exame (ampliar)

Léo Duarte

Mutirão Santa Casa
Andresina Pereira aguardando atendimento médico especializado. (ampliar)

Notícias Relacionadas