Para agilizar o acesso a consultas e exames e reduzir o tempo de espera dos moradores da capital, a Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), promoveu, neste sábado (26), a partir das 8h, um mutirão de saúde com 440 procedimentos em diversas especialidades.
“Hoje realizamos 440 atendimentos — inclusive cirurgias em um feriado prolongado. Isso mostra nosso compromisso de oferecer saúde com qualidade, empatia e amor pelo nosso povo. Saúde não espera”, enfatizou o prefeito Lorenzo Pazolini.
Os pacientes, previamente agendados pela Central de Regulação com base em critérios de prioridade clínica, foram atendidos em sete unidades parceiras: Santa Casa de Vitória, Polimedvix, Multiscan, Clínica Santi, Multimagem, Sonorad e Centro Municipal de Especialidades.
Durante o mutirão, a munícipe Márcia Souza celebrou a agilidade do serviço: “Vim fazer uma ultrassonografia e aguardei apenas 15 dias. Frequento esta unidade há anos — faço hemogramas todo ano — e sempre recebo atendimento atencioso. Também uso o posto de saúde de Jardim Camburi, onde fui atendida com prioridade em uma crise alérgica. Minha família depende desses serviços. Sem plano de saúde, só posso contar com o que a Prefeitura oferece, e estou muito satisfeita.”
Já Andresina Pereira destacou a fluidez das marcações: “Esperei menos de dois meses para este exame ginecológico. Sou atendida há anos na Unidade de Saúde do Bonfim e sempre consigo marcar consultas rápido, especialmente dentista. Ter acesso ágil a oftalmologia e às demais especialidades faz toda a diferença.”
O mutirão incluiu exames de ressonância magnética, tomografia computadorizada, ultrassonografia, endoscopia e colonoscopia, além de cirurgias de vasectomia e consultas em oftalmologia (adulto e infantil).
“A nossa prioridade é cuidar das pessoas e ampliar cada vez mais o acesso aos serviços de saúde no município. Queremos dar celeridade aos atendimentos e garantir mais dignidade e qualidade de vida para a população”, destacou a secretária de Saúde, Magda Lamborghini.
Mais acesso, menos espera
Nos últimos quatro anos, a Prefeitura de Vitória ofertou 1,5 milhão de procedimentos especializados, incluindo exames de alta complexidade, como ressonância magnética, tomografia computadorizada e densitometria óssea. Hoje, mais de 90% das consultas e exames são agendados em até 100 dias, conforme o Enunciado 93 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
A meta para os próximos quatro anos é ambiciosa: oferecer 3 milhões de procedimentos especializados — o dobro do período anterior. Já não há fila de espera para mamografia, fisioterapia, tomografia nem atendimento com otorrinolaringologista.
Olhar Vitória: cuidado que transforma
O programa “Olhar Vitória” realizou exames de vista em todos os estudantes da rede municipal. Quem precisou de correção visual recebeu óculos gratuitos, promovendo bem-estar e melhor desempenho escolar.
Consultas e exames especializados
Com investimentos na ampliação de consultas e exames especializados, inclusão de tecnologias, valorização dos profissionais e modernização das unidades, a capital ofertou mais de 1,5 milhão de procedimentos em quatro anos, reduzindo em 70% as filas de espera e garantindo agendamento de 90% dos serviços em até 100 dias.
Programas como o “Saúde Tá On”, o Ambulatório da Dor Crônica, o Painel de Medicamentos e o FacilitaVix, além do uso de tablets e drones para fiscalização e combate ao Aedes aegypti, colocam Vitória na vanguarda da inovação em saúde pública.