Vitória tem projetos selecionados em programa do Ministério da Saúde
Publicada em | Atualizada em
Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
Com a colaboração de Thyago Oliveira
Vitória conquistou a aprovação de dois projetos na 13ª edição do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde: Clima (PET-Saúde: Clima), iniciativa do Ministério da Saúde voltada à integração entre ensino, serviço e comunidade para enfrentar os desafios impostos pelas mudanças climáticas.
Os projetos da Secretaria Municipal de Saúde de Vitória (Semus), serão desenvolvidos pela Escola Técnica e de Formação Profissional de Saúde (ETSUS) em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e a Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (Emescam), com atividades realizadas em diferentes cenários da Rede Municipal de Saúde. O objetivo é promover ações de educação em saúde que contribuam para o enfrentamento dos impactos das mudanças climáticas e das emergências ambientais, considerando seus reflexos sobre as desigualdades sociais, raciais, étnicas, territoriais e de gênero.
A iniciativa também busca fortalecer a parceria entre instituições de ensino, gestores, profissionais da saúde e a comunidade, estimulando a construção coletiva de soluções para problemas contemporâneos que afetam diretamente a qualidade de vida da população.
Outro destaque é o desempenho do projeto desenvolvido pela parceria entre Emescam e ETSUS, que alcançou o primeiro lugar na Região Sudeste entre as propostas selecionadas. No Brasil, 197 projetos foram aprovados após concorrência envolvendo instituições de todo o país.
A execução dos projetos estará organizada em três eixos estratégicos:
Eixo I – Produção do cuidado no território e vigilância em saúde na resposta às emergências climáticas e ambientais, orientadas pela equidade em saúde;
Eixo II – Acesso à atenção especializada e integralidade do cuidado na resposta às emergências climáticas e ambientais, orientados pela equidade em saúde;
Eixo III – Comunicação e inovação em saúde orientadas pela equidade em saúde para o enfrentamento das emergências climáticas e ambientais.






